sábado, 20 de novembro de 2010

ODU EGI-ONILE - ODU N° 8‎

ISILE levou um bicho de quatro pés à parte mais elevado de uma montanha para oferecer ‎em holocausto e daí foi fecundados EGI-ONILE, na terra com os bichos de quatro pés ‎servindo de fecundação de EGI-ONILÉ nasceu kunamam. Egi-ogbé é o mesmo que Ogbe-‎
‎ Meji, mas por ser o mais velho e também o Rei dos Odus é o único que tem o direito de ser ‎chamado de Egi-ogbé as pessoas que consultam Bará o chamam de Egionilé que é uma ‎contração de Egi i ‘onilé que quer dizer aquele que é o dono da terra , o dono do mundo.‎

FUNDAMENTO.‎

Egi-Ogbé é o mais velho e o pai dos Odus governando todos os demais ele é o nascente. ‎Sua principal função é a de estimular a vida, comandar o mundo, assegurar as colheitas, é o ‎senhor do dia e do que se passa na terra durante o dia, controla o firmamento durante a ‎claridade, a respiração a coluna vertebral e o mundo externo. de Egi-Ogbé depende os rios , ‎a chuva o mar os vasos sanguíneos, sem o sangue a cabeça dos homens e dos bichos não há ‎vida,o passaro lêquêlêquê, consagrado a Oxalá, o cachorro o lókos as montanhas a terra o ‎mar, os “brancos”.‎

PERÇONALIDADE.‎

Parte negativa briga e desavença, fuxico, traição, mentira. Esse Odu engana até a morte, é ‎muito mentiroso. Quando aprece este Odu levanta-se três vezes em referencia a Oxalá e ‎Oxaguiã. ‎
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