domingo, 6 de março de 2011

CAÍDAS E COMBINAÇÕES

As caídas e combinações

Se os Orixás falam, conversamos com ele através de Ifá.‎

quando jogamos para um cliente, teremos que ter nossa intuição aguçada como:‎
‎1. Se a pessoa é viva ou morta‎
‎2. Se o nome da pessoa é aquele‎
‎3. Se é parente ou se há outro tipo ‎ de ligação
‎4. Se é sobre o caso de sentimento‎
‎5. Se é problema financeiro‎

Com isso, podemos assim, falar a vida da pessoa. Quando jogamos para um cliente e só aparecem barracões ‎mudos, a pessoa não existe, a pessoa é morta, ou está muito doente.‎
‎1. ALAFIÁ‎
‎2. MEGÍ‎
‎3. ETAWA‎
‎4. DURÊ‎
‎5. UNKÓ‎
‎6. BARAKÓ‎
‎7. BARÁ (Exú)‎
os orixás que não falam no jogo de búzios são:‎

‎* OSSAYN‎
‎* EWÁ‎
‎* OBÁ‎
‎* LOGUN-EDÉ
‎* OXUMARÊ‎
‎* IRÔKO‎

Estes orixás são Orixás duplos.‎

‎1. OSSAYN : é a combinação de:‎
‎1° vez‎ ‎ Oxósse‎
‎2° vezes no mínimo Yemanjá ‎ ou OXALÁ.‎

‎2. EWÁ : é a combinação de:‎
abertura do jogo Yemanjá
‎2° vez Exú‎
‎3° vez Exú‎
‎4° vez Oxalá‎
seguido de 4 vezes Exú

‎3. OBÁ : é a combinação de:‎
‎1° vez Yansã‎
‎2° vez Ogun‎
‎3° vez Oxósse‎
‎4° vez O Orixá dono do ‎ terreiro.‎

‎4. YANSÃ : toda vez que se joga e dá:‎

‎1° vez Yansã‎
‎2° vez Yansã‎
‎3° vez Quanquer ‎ Orixá

O Orixá da pessoa é Yansã, o Juntó é o Orixá que respondeu na 3° jogada.‎

‎5. OXUN APARÁ : é a combinação de:‎

‎1° vez Yansã‎
‎2° vez Ogun‎
‎3° vez Oxósse‎
‎4° vez Oxalá e ‎ Yemanjá

‎6. Oxun Apondá : é a combinação de:‎

‎1° vez Yansã‎
‎2° vez Oxósse‎
‎3° vez Ogun‎
‎4° vez Oxalá e ‎ Yemanjá

OBS.: Oxun Apondá, só usa Abebé. e uma pomba.‎

‎7. OXUN ABOTÔ : é a combinação de:‎

‎1° vez Yansã‎
‎2° vez Ogun‎
‎3° vez Oxósse ou ‎
‎4. vez Obaluayê ou ‎

OBS.: Oxun-Abotô, usa só um Abébé, que tem um Sol e uma Espada. É uma Oxun velha e come só azeite doce. ‎Esta Oxun não

pode ser feita, tem-se que fazer uma Oxun mais nova.‎

‎8. OXUN-OKÊ : ela usa um Odématá de ouro, e tem um abebê. Carrega dois Oxósse: Odé-Okê e Odé-Ogipapu. Mora ‎nas matas e come no Epô. Come pombo.‎

‎9. OXUN-AZIRI : usa um abebé e uma espingarda. Veste-se toda de branco e como no Epô.‎

‎10. OXUN APARÁ : leva um abebé de latão dourado.‎

‎11. OXUMARÊ : abre o jogo com Oxalá e com 2 barracões de Oxun.‎

‎12. LOGUN-EDÉ : responde Oxósse com:‎

‎1 Barracão de Oxun‎
‎1 Barracão de Ogun‎
‎1 Barracão de Exú‎

‎13. IROKO : é a combinação de:‎

‎1° vez Obaluayê‎
‎2° vez Oxalá‎
‎3° vez Exú‎
‎4° vez Exú‎
‎5° vez Yemanjá

‎14. OXALUFÃ : é a combinação de:‎

‎1° vez Oxalá‎
‎2° vez Omolú do Tempo‎

‎15. OXAGUIÃ : é a combinação de:‎

‎1° vez Oxalá
‎2° vez Ogun‎

‎16. OMOLÚ : é a combinação de:‎

‎1° vez 14 buzios falando‎
‎2° vez O Orixá do ‎ Terreiro ou o Juntó do Orixá do ‎ Terreiro.‎

‎17. OBALUAYÊ : é a combinação de:‎

‎1° vez 14 búzios falando‎
‎2° vez Oxalá‎
‎3° vez 14 búzios falando‎

São seis os principais pontos a serem observados:‎

‎1) O pensamento do cliente‎
‎2) O pensamento do Jogador de ‎ ‎ Búzios‎
‎3) Intuição‎
‎4) Regra do jogo de Búzios‎
‎5) Visão e audição‎
‎6) Psicologia e tática‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário